Associativismo
A Freguesia
Documentação Útil
Contactos
Assembleia
A Junta

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A História
Localização
O Património
A Lenda
Posto de Saúde
Festas Anuais
Galeria de Imagens

Atendimento ao Publico:

 

09:00 H às 16:30 H

Sobre a origem do nome de Santo António da Charneca diz a tradição oral: - Certo dia, apareceu sobre o tronco dum pinheiro que sobressaía no meio de terreno bravio da região, a imagem de um santo, que os camponeses dos arredores consideraram tratar-se de santo António, levando-a, no entanto para Lisboa, a fim de a identificarem com mais segurança, tendo-se verificado que era, efectivamente, uma imagem do famoso taumaturgo português. Ninguém soube explicar, porém, como e por que motivo ela aparecera naquele sítio.


A imagem ficou em Lisboa, mas, tempos depois, para maior surpresa dos camponeses, o Santo António apareceu, de novo, no mesmo lugar, e, outra vez recolhido, seguiu para a capital do reino, embora os camponeses tivessem manifestado o desejo de guardar a imagem para Ihe prestarem culto, num dos seus casebres, o que não foi consentido , pois só numa capela ou ermida consentiriam a sua colocação. Tão pobre de recursos era aquela gente, que não houve possibilidade de realizar aquele desejo. Mas... algum tempo mais tarde, eis que a imagem volta a aparecer no mesmo sítio.


Por essa altura, vivia naquelas proximidades, um fidalgo que habitou algumas temporadas uma propriedade conhecida por Quinta do Corvo. Recorreram então os camponeses àquele fidalgo, pedindo a sua influência no sentido de a imagem não sair, desta vez, daquele sítio, e o seu precioso auxílio para a construção de uma ermida, que acolhesse a imagem. Posto ao corrente da situação o fidalgo logo acedeu aos desejos dos camponeses, mandando construir uma ermida no local, onde foi recolhida a imagem de Santo António da Charneca.

A Lenda
Design de: Tiago Henriques Jorge (tiagohenriquesjorge@gmail.com)
© 2011 Freguesia de Santo António da Charneca - Todos os direitos reservados
Facebook
Voltar ao topo
Mapa de Site
Pag. Inicial
C.M.Barreiro
Finaças
Hospital do Barreiro
Farmácia
Segurança Social
Ministerio da Saúde